VI Colóquio Formação de Professores:
Novas Teorias, Novas Práticas?
10 a 12 de novembro de 2016 - Prédio 14 - Auditório 109 - NTE/UFSM
VI Colóquio Formação de Professores: novas teorias, novas práticas?
O evento visa socializar os resultados do projeto de pesquisa "Catástrofe, Trauma e Resistência: Experiência Estética na Formação de Professores". Um dos objetivos do projeto era entrevistar professores da UFSM, que tiveram alunos envolvidos na tragédia da Boate Kiss, visando saber o que se modificou depois desse fato em seu cotidiano pedagógico.
A partir do confronto de uma experiência empírica com o legado teórico acumulado, pretendeu-se perceber a relação entre a teoria e a prática na formação de professores sob a perspectiva ética e estética da discussão.
Nesse aspecto se fez necessário perguntar qual é o papel da educação em face dessa problemática, da qual é impossível escapar se continuarmos acreditando numa concepção crítica e emancipatória de formação? Por que não encontramos palavras para expressar o ocorrido? O que fazer diante da negatividade do espírito, quando as tragédias e catástrofes parecem um trauma insuperável? O que a educação pode fazer diante da questão do trágico?
Essa edição do colóquio terá, como convidado especial, o prof. Joaquín Paredes, da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), que falará sobre o uso das tecnologias no campo da educação.